Insosso Coração

Eu senti falta daquele suspense. Daquela hora em que, mesmo sem você acompanhar a trama inteira, você pára pra ver o final.

Dessa vez não teve frio na barriga, emoção e ápice nas revelações! Foi trivial…

E daí eu me lembrei das outras novelas de Gilberto Braga que, mesmo quando o assassino era o mais óbvio, o suspense era tão bem explorado que a gente acabava se emocionando.

Mas hoje isso não aconteceu. Sinceramente, não sei o quê era aproveitável nessa novela!

Talvez eu pense assim por que eu não acompanhava, talvez seja por que já acompanhei demais.

Final de novela é final de novela. Mesmo pra quem não gosta. É final.

Todo mundo pára pra ver.

Tenho uma recordação de A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu, que era uma novela de serial killer, e a trama estava toda envolta da descoberta do criminoso. Recordo-me que a mobilização no Brasil foi tão intensa que, em todo lugar, as pessoas estavam fazendo bolão para adivinhar.

Aqui em casa, por exemplo, meu irmão, que era uma criança na época, passou uns três dias contando o final da novela. Dizendo, repetindo que “Adalberto era o assassino! Adalberto era o assassino!”

As últimas novelas de Braga e Linhares, se não me engano, foram Celebridade e Paraíso Tropical. Tinham a célebre cena e o famoso questionamento “quem matou?”. Não sei se erraram por não repetir a receita de sucesso ou se repetissem as pessoas enjoariam do mesmo tempero.

Mas a impressão que tenho é que o conjunto da obra não foi muito feliz.

Há um ditado nesse meio que diz que se a novela é boa, seu final não presta. Quando a novela presta, seu final é um fiasco.

No caso de Insensato Coração não sei qual das partes da teoria se aplica.

A morte da personagem na mesma semana do seu final não deu tempo que causar frisson na audiência nem preparar a atmosfera de discussões características de finais de folhetim.

Essa receita não foi bem temperada…

Pra não arriscar, opta-se sempre pelo feijão com arroz. É bem melhor.

Não há como errar!

~ por automidia em 08/20/2011.

4 Respostas to “Insosso Coração”

  1. a globo sempre passa a mesma novela, só muda o nome e alguns atores

  2. Eu não gostei do final da novela.

  3. Adorei, muito bom!
    http://lollyoliver.wordpress.com

  4. Adorei, muito bom!
    http://lollyoliver.wordpress.com

Deixe um comentário

 
