Geronimo-E KIA

A caçada chegou ao fim.

Ou será mais uma histórica mitológica do grau daquela chegada do homem à lua ou a descoberta do Brasil por Cabral, que dividem tantas opiniões?

Enquanto não estou em condições de discutir a veracidade das noticias e imagens que nos chegam sobre a morte de Osama Bin Laden, depois de uma odisséia de dez anos entre cavernas, montanhas e haréns, me poupo a recordar o momento em que Bush Junior deu o start nisso tudo…

De repente o desenho animado era brutalmente interrompido.

Eu, excepcionalmente, não estava na escola naquela manhã. Tinha ido a um consultório psicológico.

Andava, segundo minha mãe, estressado, arrogante e tenso.

Enquanto eu esperava minha vez, via as aeronaves colidirem com as torres. O volume baixo da TV e meu nervosismo por encarar a psicóloga, não me deixavam associar aquele momento histórico que se passava diante de mim.

O meu diagnóstico foi taxativo: a médica me mandou pra casa, dizendo ser meu abuso e mau-humor um mal crônico.

Bem longe dos problemas psicológicos que milhares de americanos enfrentariam desse dia em diante.

Osama não marcou só aqueles meus anos de ensino médio. Além das inúmeras redações que tive que fazer destrinchando o assunto do ataque às torres gêmeas, as fantasias do árabe vistas pelo carnaval e as sátiras nos humorísticos da televisão…

Um assassino que se auto-declarou líder religioso.

Um covarde que, segundo os americanos, usou a mulher como escudo antes de morrer.

E se quer saber, já foi tarde!

Apesar das informações ainda serem contraditórias, eu não acredito que seja mentira.

Estamos é acostumados às comprovações imediatistas do novo tempo, e por isso queremos provas. Enquanto a foto de Bin Laden morto não for divulgada, os boatos não vão cessar.

Só espero que não se passem mais dez anos na espera de ver essa imagem. O que daria margem para o surgimento de milhares de teorias da conspiração…

Sorte das próximas gerações, que não precisarão criar tanta expectativa lendo os livros de história para ver o desfecho da década de caça a Bin Laden. Diferente do meu tempo, onde esse capítulo se encerrava sem o final.

~ por automidia em 05/03/2011.

6 Respostas to “Geronimo-E KIA”

  1. Bem, a morte dele deve ter sido algo bem reconfortante para os americanos… assim como deve ter sido a morte de lampião e seu bando nas épocas mais remotas… a sensação de alivio deve ser de fato geral. um terrorista não pode nem deve ser visto com bons olhos… fico pensando só se não existe alguem que segue seus passos e pretende dar uma represália nos EUA pela morte do cara ae… joga mais cimento nas torres e blindem a casa branca. =D

  2. eu ainda nao tenho uma opinião formada sobre o assunto, afinal a midia é mt manipuladora e ainda nao acredito totalmente na informação, mas se é mesmo que ele morreu, realmente já foi tarde!

  3. Num episódio onde a própria origem (queda das torres) já é uma mentira histórica, não fica difícil acreditar q esse desfecho hollywoodiano seja também uma enorme mentira, fabricada sob medida para atender aos anseios de uma população anestesiada por mega-produções de toda ordem e lixo enlatado pra comer.

  4. De fato é um assunto pra se pensar. Morreu, ou não morreu ?

  5. Pois é também me questionei bastante, desisti, estou naquela só acredito vendo, nem fico acompanhando, está parecendo novela grande sensacionalismo.
    Parabéns pelo blog.

  6. Tudo nos norte americanos é tão mirabolante que desde que vi a notícia não sei se acredito ou não. Esta caçada já estava tão defasada e associar unicamente a imagem de Bin Laden ao terrorismo é um erro. A Al-Qaeda está aí, firme e forte como uma rocha, embasada em ideologias religiosas tão fortes para nós ocidentais, que usamos o termo fanatismo para designá-las, mas para os Mulçumanos isso e dia-a-dia, muitos se dispõe a morrer por sua crença, e digo mais, se o autoritarismo norte americano gera em alguns de nós, ocidentais, um certo asco, imagine o efeito que provoca em mulçumanos anteriormente dito fanáticos. O terror ainda não acabou, em dez anos ou mais, Bin Laden formou muitos combatentes em sua “Universidade do Terrorismo” ali mesmo nas montanhas onde achavam leigamente que ele estava escondido. Matar Bin Laden era além de tudo uma questão de honra, honra americana que Obama herdou de Bush, junto com os milhares de votos de confiança que recebeu, mas definitivamente agora é que deve-se ter um cuidado redobrado, pq a revanche mulçumana fanática e entristecida vem aê, o que eu me perguntava ainda ontem é que monumento representativo dos EUA será o alvo dessa vez…

Deixe um comentário

 
