Pandora não é aqui!

E só agora, depois de todos os alardes findados, as polêmicas esquecidas e os ânimos mais calmos, eu decidi assistir Avatar.

Isso mesmo.

O filme dos seres azuis tão falado, premiado e de bilheteria avassaladora. Sem dúvida, uma produção fascinante. Do mais alto cunho hollywoodiano.

Enquanto Avatar estava em cartaz, os rumores que eu ouvia falar envolvendo tudo o que o cercava não aguçou minha curiosidade de saber realmente do que se tratava.

As brigas conjugais do diretor James Cameron, a vinda dos americanos ao Brasil para protestar contra o desmatamento da Amazônia e tantas outras que já nem me lembro mais.

Pois hoje vi o filme.

E não me contentaria se não escrevesse sobre minhas percepções.

A temática principal, como a maioria entendeu – creio eu – faz uma clara referência ao descuido com o meio ambiente, desmatamento e os mais.

Eu não enxerguei assim. Não necessariamente.

A minha alusão não foi equivaler Pandora com o Brasil. Nem os soldados com os nossos madeireiros.

Não sou ingênuo pra dizer que não há essa problemática em nossas terras. Há.

E estamos caminhando para que cesse o mais rápido possível.

Minha comparação, enfim, não foi com o desmatamento amazônico, e sim com a guerra maquiada contra o terror tão bem feita pelos americanos como seus próprios filmes.

A invasão a Pandora assemelhasse a invasão americana ao Iraque, há alguns anos. Lembra?

Extrair a riqueza do solo por baixo da árvore de Eiwa é o mesmo petróleo enraizado nas terras do Oriente Médio.

Os Na’vis não eram nada mais que os mulçumanos, atacados pelo armamento da maior indústria bélica mundial, combatendo com ridículos 38.

Desmatamento ambiental? Ah, paciência meu amigo.

Não que eu seja xenófobo. Longe de mim. Mas sou patriota fervoroso.

Antes da comitiva de Cameron ter aportado por aqui, fazendo protestos hipócritas, eles deveriam dar uma passadinha em Bagdá ou em Kabul.

Garanto que onde há problemas daquela dimensão, eles não seriam tão bem recebidos.

~ por automidia em 08/15/2010.

10 Respostas to “Pandora não é aqui!”

  1. concordo em tudo que vc disse.

  2. Adorei a crítica ao filme.
    Apesar das oportunidades eu também ainda não me senti instigado a ver o filme. talvez eu o veja daqui há um ano ou dois, sei lá… Sempre é assim.
    😛

  3. pow ta certin eh assim msm

  4. A vinda ao Brasil dos atores,diretor e seja lá quem podesse vim
    jamais significaria outra coisa a não ser a projeção/divulgação do filme por aqui!
    Que por sinal é otimo…e vê-lo em 3D deve ser incrivel!

  5. Pois meu caro Renato, foi a primeira vez que eu vi diretor fazer divulgação/promoção do filme encima de palanques e trio-eletricos, com barricadas e paus e pedras!

    Aquilo podia ser tudo, menos incentivo à bilheteria do filme!

    Valeu pelo comentário!

  6. ñ assisti ao filme…o post me deixou curiosa…sucesso e volte sempre lá >http://mikzumba.blogspot.com/

  7. Como sempre, acertou nas palavras, nos empregos e se expressou surpreendentemente bem. Além de comunicador nato, um ponto de vista fascinantemente atraente. Digno de prender minha atenção.Falei pra vc que n pensava em outra conotação a ser dada ao filme… lendo seus pensamentos, percebi algo no qual n tinha ainda atentando… as alusões com esses eventos da atualidade foram inteligentes, mas poderíamos, assim como vc fez, dar a interpretação que nos coubesse. mais de uma, inclusive… ahh adoooro tudo isso… Mano, sou teu fã!!!

  8. Muito obrigado pelas palavras, Danilo!
    Vindo de uma mente tão sagaz e inteligente como a sua, o lisongeio só pode ser verdadeiro!

    Valeu msmo, de coração!

  9. Não há dúvida de que teria sido mais relevante se Camerom tivesse feito uma visitinha aos países afetado pela mão norte americana, não que o Brasil não precise de cada vez mais pessoas engajadas em projetos e movimentos relacionados ao meio ambiente. Confesso que passei a ver o AVATAR com outros olhos depois do seu comentário, mas sem dúvida o filme é um bom passa tempo, é surreal e totalmente tecnológico já que foi filmado em 3D. Uma ótima pedida para juntar os amiguinhos e passar uma tarde feliz! Um forte abraço do seu fã!!!

  10. Crítica perfeita e muito bem observada, em diversos ângulos! Bons olhos de Observador! Parabéns, seu Blog é show!!!

Deixe um comentário

 
