Programas de TV e o Feirão da Casa Própria.

Estamos diante da solução para o problema habitacional no Brasil: programas de televisão dominicais.

Toda atração agora na TV renova a mobília da sua casa, apartamento, reforma antigas construções e até dá uma residência novinha em folha.

Pode parecer um ato memorável, do mais alto cunho de cidadania e solidariedade.

Mas pra mim não é.

E até seria se a pobreza e necessidade das pessoas não fossem transformadas em espetáculo.

Essa forma de sensacionalismo é antiga na televisão. Explorar as desgraças alheias sempre deu audiência e sempre dará. Eu particularmente não vejo razão pra isso. A vida já é tão dura e cruel, que tenho a tevê como um sanativo, onde busco os sonhos e uma fuga da realidade momentânea.

Se for pra ver tristeza e tragédias, prefiro acompanhar o noticiário.

Na Rede Record, Gugu fica no ar até a meia noite, entupindo o final das noites de domingo com lágrimas e demagogia na entrega da casa. Mais cedo, em um programa que já foi do próprio Gugu, Portiolli também exibe dramas antes de amenizá-los com a entrega da residência. A Rede TV, através do Pânico, depois de sugar tudo o que podia de mais grotesco na tal Gorete, reformou sua casa, em contrapartida. Na Band ainda não vi nenhum quadro imobiliário do tipo, e na Rede Globo, ele apenas muda de dia. Acontece aos sábados, no Caldeirão do Hulck.

É aquela velha história: se quer fazer a boa ação, faça sem alardear. Só que estamos falando de televisão, e o espetáculo é o primordial na busca da audiência.

Na verdade é uma troca. Um acordo simples entre as duas partes: você deixa a gente explorar sua pobreza e mostrar sua miséria pro país inteiro e em troca te damos uma casa nova. E sem fiador. Topas?

Eu preferia o Pião da Casa Própria, do Silvio Santos. Pelo menos pra concorrer só era necessário enviar o cupon e não se submeter ao ridículo.

Caberia o uso do bom senso nestes casos e o tratamento de menos humilhação. A imaginação e o talento se bem canalizados, nos traria uma programação de melhor qualidade. Sem dúvidas.

É muito legal presentear uma família humilde com um casarão todo equipado, luxuoso, moderno, repleto de aparelhos eletro-eletrônicos.

Só queria saber, afinal, quem vai pagar as contas mensais de energia desse pessoal daí por diante?

~ por automidia em 05/29/2010.

20 Respostas to “Programas de TV e o Feirão da Casa Própria.”

  1. É dificil cm existem pessoas e gostam de usar as pessoas pra se promoverem!

    Parabéns pelo blog!

  2. É o tal do sensacionalismo. E acredite, com algumas pessoas funciona. E isso é lamentável.

  3. Mas pra isso vc tem que ter um histórioco(comprovado) de passado sofrido….Como eu já tinha falado,antigamente só tinha “A Porta da Esperança”.Inclusive meu sonho era escrever pra ganhar uma “Casa da Barbie”kkkkkkkkkkkkk.É inesquecível a emoção de ouvir Silvio Santos falando: VAMOS ABRIR A PORTA DA ESPERANÇA!! (Qndo não tinha nada eu chorava) kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Ñ dou audiência a esse tipo de showzinho ñ…Gugu e os demais programinhas estão censurados aqui em casa!
    Se é pra vê sofrimento e casa caindo aos pedaços…é só eu abrir a porta da minha casa e sair pra rua!

  5. minha opnião eh um pouco diferente, logico que isso eh basicamente uma troca, o programa ganha audiencia e a pessoa a casa, mas isso eh uma coisa ruim? logico que a pessoa se expõe, mas para uma pessoa humilde imagin a felecidade que eh receber uma casa, que ela nunca na sua vida iria ter chances de construir, e se eh um programa de tv que pode ajudar, porque não ajudar, vai esperar quem ajudar, o governo?
    eh assim que gira o mundo capitalista.

  6. As pessoas assistem esse tipo de programa, porquê apesar de mostrarem uma realidade dificil, também dá bastante esperança pra elas, de que um dia quem sabe o gugu não bata na sua porta!
    Eu, francamente acho muita perca de tempo, e sinceramente tem um bom tempo que eu sento pra assistir tv. É lamentável que programas como esse, prenda milhões de pessoas, todos os domingos;

  7. ps.: gostei muito do seu blog, vou linkar!

  8. nem assisto quando entra nesse quadro qualquer programa que estiver assistindo nao tenho + saco!! antes era novidades mais agora ja passou do limite no ultimo programa panico com gorete so faltava acontecer isso e putz no final do programa tava la mostrando a casa dela toda mobiliada kkkk e com isso fez o programa se estender ate depois do horario paciencia né… otimo texto manu parabens!!!

  9. É verdade o que vc disse sobre explorar a desgraça dos outros. A mídia vive fazendo isso. Gostei muito do seu blog. Parabéns!

  10. É exatamente isso que me vem a cabeça quando vejo um desses programas… Eles montam uma casa incrível, com televisões de 42 polegadas, computadores, microondas, etc. e entregam a uma familia que não tinha dinheiro para pagar uma casa minimamente decente. Como agora eles irão pagar a conta? É uma falta de planejamento terrível, qualquer um consegue imaginar essa situação, e prova que o que eles querem fazer não é o bem em si é mais um marketing comercial.

    Adorei seu blog…^^

  11. nossa… nunca tinha pensado por este lado… mas concordo plenamente

  12. Bom, eu achei um pouco radical da sua parte, mas entendo seu ponto de vista assim como todos que concordam, só que tá ajudando mta gente esses programas que voce tanto fala,e só assim que vemos uma oportunidade melhor de ver a sociedade.. quanto as consequências “PÓS-CASA” ai vai de cada um .. mas acho um pouco radical sermos ingratos e não reconhercemos que eles ajudam muita gente, fora que tem muita gente precisando de uma moradia melhor, mas ae, respeito a decisão de cada um, mas se ta ajudando os brasileiros que são tão “miseráveis” com todo respeito, não vejo problema nos recursos utilizados pra ajudar a quem precisa.

    Falei//
    kkkkkkkkk

    Descuulpa qualquer coisa cara.

    http://redesenhei.blogspot.com/
    passa lá

  13. hipocrisia, eu passo. Sensacionalismo, eu passo. Ligo a tv pra me divertir, com o único sentido de entretenimento. E é bom saber que eu tenho o controle, literalmente, não gosto mudo. Esses programas buscava ver como coisas interessantes de decoração e construção, arquitetura em geral. hoje? fala sério. nem ligo mais a tv. falta o básico, respeito.

  14. kkkk é mermo vééi tem que se ligar

  15. Oi, meu nome é Sand e tenho uma dúvida cruel.
    Vi seu blog e sei que pode me ajudar,
    me add no msn: sand_dejesus@hotmail.com

    Obrigado!

  16. não concordo com sua tese, certo que os programas buscam a audiencia em troco disso eles pagam com a reforma ou sei lá oque, não que só seja um lucro pra TV, mas ambas as partes sai lucrando a TV e o premiado

  17. concordo em partes ;x

  18. Oi, interessante seu blog. o achei na comu do orkut. flw
    o meu e }
    http://refemdarotina.blogspot.com/

    abraço

  19. Eles realmente exploram, mas ajudam. Odeio o Gugu, ele é ridiculo e explora mesmo essa parada; já o Luciano Huck, ele faz de uma forma mais sutil. Assim eu vejo ou ele mascara muito bem.

  20. concordo com oq vc disse sobre a exploração a desgraça do outros

Deixe um comentário

 
