Fã de Carteirinha? Então cadê a sua?!

Egoísmo? Prepotência? Ciúmes?

Chame do que quiser ou procure outro adjetivo que se encaixe na minha indignação.

raciocínio lógico: pra se gostar de uma coisa,  você precisa primeiro conhecer. Um se faz necessário ao outro.

O que deixar irritado é a demagogia e a falsidade.

Possa ser que eu esteja sendo caótico ou dramático ao extremo, mas que esse sentimento de revolta, nesses casos, me consome involuntariamente, eu não faço a mínima cerimônia de demonstrá-lo.

Essa minha repulsa de inicio se deve ao fato de que de repente, as pessoas passam a “adorar” certos ídolos.

Calma! Deixa eu me fazer entender. Se é que eu consigo!

Quando a banda irlandesa The Cranberries anunciou a volta aos palcos, os fãs mundo a fora simplesmente enlouqueceram. Uma espera angustiante que durou sete anos  finalmente se encerraria, e o melhor, com turnê pelo Brasil.

Infelizmente eu não fui um dos vários pernambucanos que saíram daqui para vê-los em São Paulo ou no Rio. Mas recentemente, depois de muita manifestação, petição online e lágrimas, o Nordeste recebeu a notícia que a banda está prestes a vir ao Recife.

Já imaginou o que é ter seus ídolos tocando praticamente na sua casa, depois da sensação frustrante de não os ter visto?

Enfim, quando a imprensa anunciou essa possível volta, especificamente ao Recife, foi como se uma coqueluche se espalhasse e de repente, todo mundo passou a gostar.

Sem ao menos nem ouvir…

Claro que em algum momento eu também fui apresentado à banda e me apaixonei subitamente.  O que eu não fiz foi entrar em dezenas de comunidades, subscrever Nicks e outros mais, na tentativa de aparecer. Ser pop, ta entendendo?

Talvez ninguém veja motivo pra esse meu post rancoroso. Possa ser que meu ciúme esteja falando mais alto, mas é que a demagogia de algumas pessoas me incomoda sim.

Essa safra de novos maníacos surge tal qual surgiu aquela da época em que Linger tocava na novela A Viagem ou então quando se repetiu no filme Click.

Seria bom que a partir desse conhecimento, esse amor de fã e ídolo se perpetuasse. Não fosse apenas mais uma modinha.

Mas se pra alguns for só mais um evento pop, pretensioso a postar fotos e comentários sobre tal em tudo que é página, não tem problema.

Os verdadeiros seguidores estarão aqui. Nem que se passem mais sete, dez ou vinte anos de espera.

Somar mais fãs sempre é bom, claro. Mas não vamos deixar o modismo soar mais alto do que nosso próprio canto.

~ por automidia em 04/23/2010.

9 Respostas to “Fã de Carteirinha? Então cadê a sua?!”

  1. Cara, concordo com tudo que escreveu. O imediatismo e o modismo estão em alta. Percebi isso claramente quando da turnê do A-há. Tenho alunos que nunca haviam sequer ouvido falar na banda e diziam ser fãs. Mas enfim, essa necessidade de mostrar que está sempre a frente do tempo é q faz isso acontecer.

  2. odeio pseudo-fãs! mas eles parecem praaga!
    haushua

  3. eu fui praticamente obrigado a conhecer as musicas dessa banda aí…
    era tooodo dia, manel trancado no quarto e ouvindo isso ou maria rita nas alturas… heuheue

    quanto mais se batia na porta, mais ele fingia de surdo e aumentava o volume…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Sou seu Fã… E num é modinha não.

  5. É, ser fâ de verdade tem toda uma história, o porquê, é uma forma racional de gostar.. REalmente essa coisa do modismo, ser fa porque vai vir pro Brasil ou porque está na moda só reflete inconsciencia coletiva que se deixa levar de lá pra cá sem pensar.. é realmente uma pena isso, se gostamos de uma coisa, alguém, temos de fazer isso conscientemente.
    Abraço, parabéns pelo blog

  6. Aaah tem umas fãs minhas que são ridiculas,chegam a fazer coisas que nem te conto!^^

  7. Ser fã de verdade é gostar de verdade! Sem alardos e escândalos.Não importa o que você tem ou deixa de ter, se seu amor for grande não há como você ser um “pseudo-fã”

  8. Nando Reis veio em Goiana e tinha me dado conta de que n tinha entrado em nem uma comunidade relacionada a ele,entrei dias antes dele fazer o show na cidade(Fui criticado!+ assim…eu sempre curti as músicas dele alguns me chamam até de Relyz,por causa da música:RELICÁRIO__SRSRSRSR__só pra explica)Mas é ridículo esse povo que diz que é fã,q sempre gostou,q sabe todas as músicas e quando vc pede pra cantar uma só sabe a que canta na novela das 8!!

  9. Oi, gostei do que vc escreveu! Legal!!!
    Dá pra aumentar a fonte? Vai ficar melhor.
    Abraço!!!

Deixe um comentário

 
