Jornalzinho Indiscreto

Revirando algumas caixas lotadas de papéis do tempo da escola, achei  dentro de uma antiga apostila do 3° ano, uma folha de A4 dobrada ao meio.

Custei a acreditar que tinha finalmente encontrado um dos últimos resquícios de um episódio marcante, mas que eu, hoje em dia, não me orgulho de nada do que vou contar agora.

Exceto em um ponto específico.

Era o ano de 2003, e no colégio criavam-se rumores em torno da confecção de um jornalzinho. Havia uma disputa acirrada na escolha de qual turma ficaria responsável pelo jornal. Isso se arrastava por semanas e nada de uma decisão que pudesse dar inicio ao projeto.

Enquanto tudo ocorria e observando que as coisas só tendiam a piorar, junto com duas amigas resolvi correr por fora.

Nós não íamos mais para as reuniões do jornalzinho. Resolvemos criar o nosso próprio.

Mas antes que alguém ache desinteressante o fato, ressalto que o teor do nosso informativo era absolutamente ácido.

Parodiando um velho conhecido, nosso jornal era anônimo, continha erros ortográficos propositais e exala um conteúdo depreciativo.

Nós não queríamos revelar nossa identidade de donos do informativo, apenas a nossa coordenadora tinha ciência disso, mas antes ela firmou um pacto conosco: ela seria uma espécie de editora-chefe. Leria o informativo antes de sua circulação.

O que ela não esperava era que nós tínhamos duas edições preparadas. A mais branda, que era dada a ela, e uma bombástica, cuja distribuiríamos.

No dia planejado, com a ajuda de mais alguns íntimos amigos, espalhamos o jornal nos banheiros, na cantina, nas salas de aula.

O colégio estava empestado! Pra onde se olhava, viam-se as pessoas comentando, rindo, chorando com o jornal nas mãos. A coordenadora ficou louca quando percebeu a quebra do pacto, e ao passo que ela e os auxiliares recolhiam os exemplares, a gente tirava das gavetas delas e redistribuíamos.

O jornal falava de traições amorosas, brigas entre alunos, coisas do gênero. A grande sacada minha e de minha equipe – hehehehe – foi não citar o nome de ninguém. Entenda-se: o jornalzinho, com apenas uma folha, intitulado O Discreto, mencionava apenas os fatos, mas não citava o nome dos envolvidos.

E o grande barato da coisa foi esse! As pessoas passaram a se entregarem. Viam suas fofocas escritas e divulgadas e logo reagiam. A velha história de que a carapuça servia… Bastava não se manifestar que ninguém saberia de quem se falava.

A coisa só começou a engrossar pro nosso lado, quando as desconfianças surgiram por parte dos outros alunos. A essa altura, a coordenadora já tinha nos castigado, professores ficaram com raiva e outras conseqüências que esse ato infantil, porém engraçado e criativo, poderia acarretar.

Depois de ter causado o maior frisson durante aquele dia inteiro, o jornalzinho finalmente foi recolhido em sua totalidade, acreditava eu, até encontrar uma cópia aqui hoje, quase dez anos depois.

~ por automidia em 03/13/2010.

14 Respostas to “Jornalzinho Indiscreto”

  1. Eu lembro mto bem de tudoo isso…crisesssss de risoooooo.
    Disseram até q eu q teria impresso as copias.kkkkkkkkk o que n foi verdade!!! Foi uma resenha essa época,e como vc mesmo disse,a quase 10 anos atras,mais parece q foi ontem…haha

  2. Foi uma onda….todo mundo doido no colégio!

  3. bom blog e o template é bem bonito e ótima materia

  4. + uma vez muito interessante teus assuntos manuel..
    + quem nunca leu um jornalzinho desse num colegio em?? hehe. parabens

  5. se há 10 anos as idéias ja tomavam conta da tua cabeça, imagine o oque sai dela atualmente?!!!!!!!!!!!

  6. Rindo litrooooos
    10 anos cara,parece que foi ontem =/

    A gente sem PC pra digitar,sem nada pra brindar…
    So altaaas ideias pra publicar…aushuahsuahsuahsaush…
    O brinde no final de tudo foiii o melhor…rs

    Saudades eterrrrnas das rouges..uahusahsuahsuahsuahs…Onnnw bebe rouge…rs

    VIVA A SOCIEDADE DO ANEL!!! \o/

    Ahhh…se faça não Rafaela,que foi voce sim que imprimiu
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. eu lembro de ter sido chamada para participar!!!!!kkkkk o q n fiz qnd eu vi o nome de amigas minhas la!!!
    mas na moral, eu n sabia q ana n sabia de fato
    eu nem lembro mais o q tinha escrito, so o das meninas

  8. o tempo voa O.O

    eee eu tbm nao sabia do fato kkkkk

  9. Indiscreto mesmo, mas uma atitude criativa com a típica irresponsabilidade adolescente. Mas, foram sagazes de terem o feito de maneira apócrifa.

  10. Bem, não era do meu tempo mas os comentários ficaram por anos e anos!!!!!!! O bom é que as pessoas vão se entregando…… tbm com depois de todos esses anos!!!!

  11. Nosso segredo..oh trioo, além das nossas expectativas foi esse Jornalzinho, rsrsrs, foi ótimo ver todos se entregando, sim recordei agora mais uma do trio do discreto, a arrecardação do dinheiro para as olimpiadas…kkkk, estavamos bombados…

  12. Uma publicação que resiste em um formato alternativo e formal ao mesmo tempo, nossa adorei esse rebusque, um dos melhores textos que buscou cobrir, adorei se não comentam em você, substituo e comento, aqui aquele Celebrity e sei lá o que é um caloteiro, faz como eu estou botando todos os caloteiros da blogosfera em uma listinha negra… continue comentando só em que comenta… abraços

  13. Manooo, 1° Parabéns mto bom seu blog! crises de risoooooo, rsrsrsrsrs
    ow saudade desse tempo,de roubar e ser roubado por Traira, dos Gagaus estourados, das Rooges, João Bidu, churrasco da AABB… Enfim,
    Eu mim lembro mto bem do fato, ate pq fui eu a primeira a desmascarar a gangue, tinha certeza que tinha dedo do Manuel nessa historia.
    Sem falar que foi eu e o cepo que levamos a culpa no dia!! kkkkkkkkkk
    Bjo lindo, saudades.

  14. Manoo…tinha lido isso aqui ainda nãooo…Muuuito bom!
    Lembro bem do professor que media o ângulo reto da aluna..[criiises!]…beijos***

Deixe um comentário

 
